A pele, sob o ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, representa a projeção cutânea dos órgãos internos através dos meridianos que percorrem a superfície do corpo. A pele reflete os estados nutricional, energético e o funcionamento dos órgãos internos. Os benefícios da acupuntura estética não se restringem apenas na melhoria do aspecto estético externo, há também fortalecimento e harmonização energética interna. A nossa aparência externa é o espelho da nossa consciência interna, quando o interno entra em desequilíbrio, seja por distúrbios emocionais, alimentação desregrada ou por outros fatores que levam à desarmonia energética dos órgãos internos, a pele sofre com as conseqüências que leva ao surgimento ou agravamento das alterações inestéticas. As indicações de acupuntura para o tratamento estético são: rugas da face, acne, melasma, celulite, gorduras localizadas, flacidez, estrias, obesidade etc.
A estética facial com acupuntura visa melhorar circulação tecidual local, aumentar porte nutricional e estimular produção de colágenos e elastinas. Como resultado, pele visivelmente revitalizada com mais brilho, melhora a flacidez, ameniza as rugas e ganha mais harmonia na expressão facial.
A estética corporal possibilita melhorar flacidez (braços, pernas, abdome, nádegas, mamas etc), celulites, gorduras localizadas e estrias utilizando a técnicas de eletroacupuntura. A eletroacupuntura é uma técnica de acupuntura, potencializada com corrente elétrica de baixa intensidade. Promove vários mecanismos de ação com benefícios estéticos, corrige retenção hídrica, ativa circulação tecidual, desagrega células gordurosas, tonifica pele e músculo.
Recomenda-se em média 10 sessões, sendo 1 a 2 sessões semanais com duração de 40 minutos. O benefício pode ser notado logo nas primeiras sessões.
Autor: Dra Tsai I Shan CRM 70151, especialista em Acupuntura, Medicina estética e Clínica Médica.