Alterações hormonais durante a gestação podem provocam obesidade, a pele pode aparecer estrias, o quadril se alarga, os seios crescem. Após o nascimento do bebê, os seios podem ficar flácidos,em alguns casos aparecem as estrias e ocorre acúmulo de gordura e flacidez no abdome, nas costas e nos quadris. Essas modificações corporais podem afetar sua auto-estima, contudo com o equilíbrio normal restabelecidos, e a pele e a musculatura vão se acomodando. Muitas dessas alterações geralmente desaparecem após o parto.
A época ideal para a realização de uma cirurgia plástica depois do parto será somente quando seu organismo estiver totalmente restabelecido do ponto de vista hormonal. Isso acontecerá por volta de doze meses após o parto, desde que já tenha finalizado a amamentação.
Se após este período você estiver insatisfeita com seu corpo poderá procurar ajuda de um cirurgião plástico.
Através da cirurgia plástica é possível recuperar sua auto-estima.
As cirurgias plásticas mais recomendadas após a gestação são as seguintes:
1. Cirurgia das mamas
É possível recuperar o aspecto natural, eliminar a flacidez, reduzir o volume e também aumentá-las.
- mastopexia para eliminar a flacidez e levantá-las
- mamoplastia redutora para reduzi-la
- mamoplastia de aumento com implante de silicone para aumentar o volume das mamas
2. Cirurgia do abdome
A cirurgia plástica do abdome pode remover o excesso de pele, gordura e permite correção da musculatura. O ideal é que a mulher tenha todos os filhos que desejar antes de realizar uma abdominoplastia.
- Abdominoplastia tradicional
Indicada para casos de grande flacidez. A cicatriz é extensa, pois, além da gordura excedente, retira-se a pele que sobra na região, corrigindo-se também a musculatura retoabdominal. - Miniabdominoplastia
Cirurgia que retira uma parte do abdome inferior (abaixo do umbigo). A incisão é feita geralmente no local da cesariana, aumentando-se um pouco a cicatriz desse procedimento. Recomendada para os casos de flacidez moderada.
3. Lipoaspiração
Para os casos de gordurinhas localizadas na barriga, cintura e culotes, que não estejam associados à flacidez de pele.
Fonte: Dra. Andréia Bufoni Farah CRM 89706.